INSTITUTO MEYER FILHO

Associação civil de direito privado sem fins econômicos criada em 5 de maio de 2004, tem por finalidade promover ações de valorização das artes e das culturas. Além da organização e divulgação do acervo e legado do artista plástico catarinense Meyer Filho (Itajaí, 1919 – Florianópolis, 1991), o Instituto tem como finalidade o desenvolvimento e valorização do patrimônio cultural-histórico e artístico de Santa Catarina nas suas variadas expressões, atuando principalmente na área de artes visuais e artes do corpo. Através dos projetos que realiza, o Instituto tem contribuído para a geração de inúmeros trabalhos temporários, corroborando para a consolidação da economia gerada pela arte e pela cultura.  

O Instituto promove ampla visibilidade ao legado e ao acervo artístico/histórico deixado por Meyer Filho, democratizando o seu acesso por meio de ações gratuitas, envolvendo exposições, seminários e publicações sobre o artista. Ele acumulou, da década de 1940 até 1991, ano de seu falecimento, inúmeros documentos, imagens e obras, nomeando-os como Arquivos Implacáveis de Meyer Filho, acervo este que revela acontecimentos relativos ao desenvolvimento da arte moderna em Santa Catarina. O acervo deixado por Meyer Filho para a família se mantém devidamente preservado e acondicionado na reserva técnica do Instituto Meyer Filho, sendo que parte desse acervo vem sendo sistematicamente exposto à comunidade por meio dos projetos desenvolvidos pela instituição.

O Instituto não se atém somente ao trabalho com o artista que leva o seu nome. Desde a sua fundação, em 2004, vem desenvolvendo projetos, publicações e exposições de artistas e coletivos nas áreas de artes visuais e cênicas, acompanhados de programas de arte-educação, em espaços de circulação de arte, em espaços públicos como praças e ruas da cidade, e no Memorial Meyer Filho. 

O Instituto Meyer Filho possui uma política de incentivo aos artistas e coletivos contemporâneos, dando visibilidade aos mais jovens, por meio de chamamento público para apoio à realização de exposições, encontros e debates sobre a arte no contexto local, com a oferta de bolsas de pesquisa e cessão de espaço físico no Memorial Meyer Filho. Neste sentido, o IMF enfatiza as relações entre arte moderna e arte contemporânea. 

Os projetos são complementados com ações educativas voltadas a escolas de ensino fundamental, médio e superior, além de ONGs e outras organizações sociais. Conta com a parceria do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina para os programas de formação e profissionalização do setor. As ações dos projetos organizados pelo Instituto Meyer Filho são abertas e gratuitas, como forma de contribuir para facilitar, a todos/as/es, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais.

TRAJETÓRIA INSTITUTO MEYER FILHO