Ações realizadas 

Desde 2007 a instituição vem desenvolvendo projetos nas áreas de artes visuais, artes cênicas e performance em espaços públicos e privados, com instituições culturais e de ensino, envolvendo parcerias e recursos via editais e/ou leis de incentivo à cultura. Destacam-se:

ARQUIVOS IMPLACÁVEIS MEYER FILHO

Projeto 100 anos de Meyer Filho: Distâncias mínimas / PRONAC 184679; 
Termo de Colaboração nº. 02/2022, Processo SGPe FCC 969/2021, assinado entre o Instituto Meyer Filho, CNPJ nº. 06.343.077/0001-40 e a Fundação Catarinense de Cultura, CNPJ nº. 83.722.462/0001-40, em 11/07/2022.
Florianópolis, 2022.

Marca os cem anos de nascimento do artista plástico Ernesto Meyer Filho [Itajaí, 1919 – Florianópolis, 1991]. Consiste na organização, salvaguarda e divulgação do acervo organizado pelo próprio artista. Meyer Filho chamou de Arquivos Implacáveis um conjunto de obras e documentos que guarda importantes fatos de sua trajetória e dos movimentos artísticos ocorridos entre os anos de 1943 a 1991, composto de escritos, impressos, charges, fotografias, vídeos, pinturas, desenhos e uma série de documentos que sustentam sua história de inserção no surgimento da arte moderna em Santa Catarina. Uma expressiva parte desse acervo faz parte da mostra do Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, de 29 de setembro de 2022 a 22 de janeiro de 2023, em Florianópolis/SC.

O projeto conta com um programa educativo com acessibilidade voltado às escolas públicas e privadas com apoio do Núcleo de Arte-educação (MASC) e Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UDESC); formação para professores e mediadores com distribuição de material pedagógico; oficina de cartazes DAZIBAO; Seminário Arquivos Implacáveis; tratamento arquivístico e catalogação do acervo de documentos, desenhos e pinturas de Meyer Filho; elaboração de plataforma digital (website) para disponibilização do acervo via plataforma Tainacan (IBRAM); publicação do livro Arquivos Implacáveis de Meyer Filho e vídeos documentais.

Projeto realizado pelo Instituto Meyer Filho, Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da KREDILIG, ORSITEC e CASSOL Centerlar e apoio cultural do: Bloco B Arquitetura; Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC); Estúdio Brandão Fotografias; Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da UDESC; Laboratório de Representação Fotográfica da Universidade da UDESC; Núcleo de Comunicação do CEART/UDESC; Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade – Coordenadoria de Cultura da UDESC e Ouse Iluminação.

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MIDIATECA DE DANÇA: AÇÃO DOCUMENTAL

Contemplado pelo Edital Elisabete Anderle/SC 2019. Florianópolis, 2021.

O projeto realizou registro e edição em vídeo de seis programas de entrevistas com artistas de caráter documental sobre pesquisa e formação em Dança, a partir de uma perspectiva histórica e foco no contexto de Santa Catarina. Reuniu de forma inédita conteúdos sobre pedagogias e metodologias de pesquisa em dança, formalizadas desde a década de 1970 até 2020, no estado de Santa Catarina. Os vídeos possuem tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e estão disponibilizados gratuitamente no site Midiateca de Dança.

O COSMOS DE MEYER FILHO

Exposição comemorativa aos 100 anos de nascimento do artista na Galeria Ernesto Meyer Filho. 2019. Florianópolis, 2019.

Mostra realizada de 3 a 28 de fevereiro de 2019 na Galeria Ernesto Meyer Filho, no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, marcou o centenário de nascimento do artista e os 20 anos da galeria. Foram expostas obras dos anos 1970, com enfoque no acervo pertencente a órgãos públicos catarinenses, como Tribunal de Justiça (TJSC), Museu Cruz e Sousa, Casa d’Agronômica, Museu de Arte de Santa Catarina e Alesc. A exposição foi organizada pela Gerência Cultural da Alesc, com a curadoria de Sandra Meyer, presidente do Instituto Meyer Filho.

PRÊMIO ALIANÇA FRANCESA DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2018

Exposições individuais no Memorial Meyer Filho. Florianópolis, 2019.

O Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2018 foi viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, apoio da Cité Internationale des Arts, Embaixada da França no Brasil, Memorial Meyer Filho, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis e Banco do Brasil. Desenvolvido com o propósito de dar visibilidade e contribuir para a profissionalização do trabalho de artistas em Santa Catarina. Em sua 5ª edição, os três artistas finalistas apresentaram seus trabalhos em uma exposição individual no Memorial Meyer Filho. 

BIENAL INTERNACIONAL DE CURITIBA – POLO SANTA CATARINA.

Parceria realizada no Memorial Meyer Filho, 2019.

O Memorial Meyer Filho foi um dos espaços culturais que abrigaram o Polo SC da 14ª Bienal Internacional de Curitiba em 2019, junto ao Museu de Arte de Santa Catarina, Museu da Escola Catarinense, Fundação Cultural BADESC, Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza, O Sítio e NaCasa – Coletivo. A 14ª Bienal Internacional de Curitiba 2019 foi realizada em 27 cidades de 11 países da América do Sul e Europa. No Brasil, as sedes foram no Paraná, no Distrito Federal, em São Paulo e em Santa Catarina, na capital. Os oito locais da cidade expuseram obras de julho a dezembro de 2019.

BOLSA MEYER FILHO DE PRODUÇÃO EM ARTES VISUAIS 

Contemplado no Edital 009/2018 de Apoio às Culturas do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis, 2019.

O projeto Bolsa Meyer Filho de Produção em Artes Visuais, proposto pelo Instituto Meyer Filho, abriu convocatória pública para a seleção de três artistas e/ou coletivos para a realização de residência no período de 16 de abril a 28 de junho de 2019, no Memorial Meyer Filho. Estas residências transformaram o Memorial Meyer Filho em um ateliê coletivo aberto ao público para compartilhamento de pesquisas e processos de criação. A proposta de residências artísticas surgiu a partir de um diagnóstico efetuado pela equipe do Instituto Meyer Filho em relação à carência de espaços na cidade para o desenvolvimento de processos artísticos experimentais. Artistas contemplados: Erro Grupo, Coletivo Geodésica Cultural e Cali Ossana.

TUBO DE ENSAIO. COMPOSIÇÃO [INTERSEÇÕES + INTERVENÇÕES]

Prêmio RUMOS Itaú Cultural 2014. Florianópolis, 2015/2016

O projeto articulou a noção de composição com ênfase nos cruzamentos entre as artes visuais, a dança, o teatro, o cinema e a música na contemporaneidade. Foi composto por laboratórios compositivos com artistas e pesquisadores de diferentes áreas e procedimentos; apresentação de trabalhos (processo, espetáculo, performance, conferência, palestra) e conversas em forma de metálogo com artistas e pesquisadores. Culminou na organização de um livro sobre as ações e debates do evento, intitulado TUBO DE ENSAIO. COMPOSIÇÃO [INTERSEÇÕES + INTERVENÇÕES], organizado por Sandra Meyer, Jussara Xavier e Vera Torres, com edição do Instituto Meyer Filho.

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CONSERVAÇÃO DOS DESENHOS DE MEYER FILHO

Prêmio Edital Elisabete Anderle/SC – 2014
Florianópolis, 2015/2016

Realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2014. O projeto consistiu na higienização, conservação e acondicionamento de 1.000 desenhos de Meyer Filho. Os desenhos foram higienizados, conservados e acondicionados adequadamente na reserva técnica do Instituto Meyer Filho, em Florianópolis, no prazo estipulado de doze meses. 

CONSERVAÇÃO E RESTAURO DAS OBRAS EM PAPEL DE MEYER FILHO

Lei Rouanet – Pronac 133635
Florianópolis, 2015/2016

As 2.560 obras do acervo de Meyer Filho, aos cuidados do Instituto Meyer Filho, foram higienizadas, acondicionadas em envelope de papel neutro ou em pasta suspensa de poliéster, armazenadas em mapoteca ou arquivo de aço esmaltado. Destas, 606 foram submetidas à intervenção de conservação/restauro. Além de duas conservadoras, somavam-se à equipe quatro estagiários, sendo três deles através de convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Patrocinadores: Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S/A; Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul/BRDE; ST Importações Ltda. 
 
O livro: ABACV, SJEAG, SIZEZ, SOCYO, SNEPA, MABUI E MACAC – Arquivos Implacáveis de Meyer Filho é resultado do projeto Conservação e Restauro das Obras em Papel de Meyer Filho. Segundo produto do projeto, foi lançado em 5 de maio de 2017 no Memorial Meyer Filho, espaço expositivo localizado no centro da cidade de Florianópolis. A organização da publicação é de Kamilla Nunes e do artista e designer Pedro Franz, que assina também o projeto gráfico. 

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A Exposição: Seguindo a mesma linha de organização da publicação, e com vistas ao lançamento do Livro, o IMF organizou a exposição “Arquivos Implacáveis”, com curadoria de Kamilla Nunes. A exposição contou com desenhos e escritos do artista que foram conservados e restaurados, sobretudo os produzidos nas décadas de 1950 e 1960.

AÇÕES CURATORIAIS

Prêmio Edital Elisabete Anderle/SC. 
Florianópolis, 2013

Primeira residência de curadores realizada no Brasil, Ações Curatoriais foi uma iniciativa de Kamilla Nunes (Brasil), Beatriz Lemos (Brasil) e Marta Mestre (Portugal), com a coordenação do Instituto Meyer Filho e parceria do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, que acolheu um programa público de debates e apresentações. Surgiu da constatação que a curadoria no Brasil necessita estruturar as suas práticas, profissionalizar os seus agentes, criar redes de intercâmbio que possibilitem desenhar estratégias comuns, e formular “pensamentos curatoriais” pela geração de profissionais que atuam em alguns dos mais importantes espaços e instituições do país. Durante 10 dias, 10 curadores atuantes tanto no Brasil quanto na América Latina e Europa se reuniram para imersão, troca, visitas a ateliês de artistas de Santa Catarina, debate e apresentação de suas práticas curatoriais.

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EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO

Livro publicado com apoio do Edital FUNCULTURAL/FCC/SC – 2010
Florianópolis, 2011

A organização do livro, realizada por  Kamilla Nunes, Sandra Meyer e Teresa Siewerdt, partiu de assuntos, falas, ações e traços da vida de Meyer Filho, ligados, sem distinção, à arte. Os eixos que compõem o livro estão divididos em três blocos: (Com), (Sobre) e (A partir) de Meyer Filho que se completam com os (Arquivos Implacáveis). O livro reúne artigos críticos e teóricos, bem como obras de artistas que se apresentam como textos visuais, permitindo uma visão contemporânea da obra deixada por ele. O livro foi editado pelo Instituto Meyer Filho. 

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BESTIÁRIO

Individual de Meyer Filho na Galeria Municipal de Arte da Fundação Cultural 
Itajaí, 2011

Esta exposição com Curadoria de Kamilla Nunes foi realizada em 09 de Junho de 2011. A mesma exposição foi realizada em Florianópolis no Memorial Meyer Filho no ano de 2012. Em 50 anos de produção, Meyer Filho viveu um processo criativo compulsivo e constante, mas fragmentado enquanto temática. O recorte curatorial tocou um assunto milenar: o bestiário. Os seres disparatados, os monstros e os híbridos, denominados por Meyer como “fantásticos”, “cósmicos” e “siderais”, permearam sua produção desde o final da década de 1950 até suas últimas pinturas. Meyer Filho criou conjunções entre o homem, o animal e o cosmos, dando segmento às transformações e fusões destes elementos. Princípios que lhe permitiram gerar uma poética para ampliar e intensificar o mundo que lhe foi permitido viver. 

GAPF – 50 anos

Museu de Arte de Santa Catarina
Florianópolis, 2008

Exatos 50 anos após a inauguração da primeira exposição do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis (GAPF), a Fundação Hassis, o Instituto Meyer Filho e o Museu de Arte de Santa Catarina promoveram, de 08 de agosto a 07 de setembro de 2008, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), a mostra “GAPF 50 Anos”, uma reconstrução da primeira exibição dos trabalhos artísticos do grupo, realizada em 1958. Foram reunidas obras, artigos de jornais, documentos da criação oficial do GAPF, fotografias e ilustrações sobre Cruz e Sousa, poeta homenageado na ocasião. Entre as 80 peças na exposição do MASC, constavam 26 obras das que fizeram parte da primeira mostra coletiva do grupo em 1958, composto por Aldo Nunes, Dimas Rosa, Ernesto Meyer Filho, Hiedy de Assis Corrêa (Hassis), Hugo Mund Júnior, Pedro Paulo Vecchietti, Rodrigo de Haro, Tércio da Gama e Thales Brognoli.

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MEYER FILHO, UM MODERNISTA SAÍDO DA LIRA

Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo, Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.
Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti
Florianópolis, 2007

Com curadoria de Rosângela Cherem, a exposição permitiu adentrar tanto pelas particularidades da história do modernismo como pelas inquietações do pensamento plástico de Meyer Filho, um dos mais singulares artistas que viveram na Ilha-Capital de Santa Catarina. A mostra contou com um grupo curatorial formado por Kamilla Nunes, Lígia Czesnat, Rachel Reis e Rosângela Cherem e uma equipe de arte-educadoras composta por Fabiana Mateus, Marina Borck, Renata Patrão e Letícia Weiduschadt. Foram recriados dois ambientes, a mesa de trabalho e o gabinete onde Meyer Filho costumava guardar seus livros e materiais plásticos. O memorial recebeu a visita de interessados em geral e alunos de escolas públicas e particulares municipais, com monitoria, leitura de obras e distribuição de material didático.

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O DESENHO FANTÁSTICO DE MEYER FILHO 

Serviço Social do Comércio – SESC
Florianópolis, Joinville, Chapecó, Tubarão, Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul e Criciúma, 2007.

Exposição itinerante de Meyer Filho organizada pelo Serviço Social do Comércio – SESC que passou pelas cidades catarinenses de Joinville, Chapecó, Tubarão, Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul e Criciúma. De acordo com o professor e crítico de arte João Evangelista de Andrade Filho, curador da mostra, o desenho de Meyer Filho “é uma vertente menos conhecida do seu trabalho, e de relevância não menor que as demais; provavelmente a mais fascinante de todas”. Nesta mostra, o público teve a oportunidade de conhecer parte da produção em desenho e apreciar o aprofundamento da sensibilidade poética de Meyer Filho. O Projeto contou com um trabalho de arte-educação com escolas de ensino fundamental e médio.

HASSIS & MEYER FILHO: RESSONÂNCIAS MODERNISTAS

Museu Hassis e Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti. 
Florianópolis, 2007.

Em novembro de 1957, uma mostra no Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU), em Florianópolis, reunia a produção de Meyer Filho (1919-1991) e Hassis (1926-2001). Para marcar a data, as filhas dos artistas Meyer Filho e de Hassis – Sandra, Luciana e Leilah – uniram-se para marcar um momento histórico na cena artística catarinense. O projeto “Ressonâncias Modernistas. Hassis e Meyer, 50 Anos de Motivos Catarinenses” realizou duas mostras, uma no Museu Hassis e outra na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti. A intenção foi lembrar os 50 anos da exposição “Pintura e Desenhos de Motivos Catarinenses”, considerada um marco do modernismo catarinense. A equipe curatorial do projeto foi composta por Luciene Lehmkuhl, Leilah Corrêa, Luciana Corrêa, Kamilla Nunes e Sandra Meyer. 

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